Home Contact Sitemap

Danças Orientais & Indianas

CURRICULUM VITAE

Prof. Diana Rego

Professora : Diana de Melo Rego

 

Habilitações Literárias :

12º ano do Curso Ciências Naturais ,carácter geral
Bacharelato em interpretação teatral, na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE)do Porto.
1 ano de Graduaçao em dança no Brasil,na Universidade de Dança da Bahia(UFBA)

 

Formação Paralela :

Em 1987,começa o seu estudo de dança com Ballet Clássico até 1992 quando obtém o quarto grau da Royal Academy of London, na Escola de Bailado Alberta Lima.
Em 1997 , descobre a dança do Médio Oriente,com a professora Alema Prisca Diedrish com quem realiza um estudo intensivo, durante três anos e forma um grupo de Dança Oriental 'Gawazy'.
Também em 1997 inicia estudos de Capoeira com o mestre brasileiro Marcelo com quem segue durante três anos .

Em 2000, participa em diversos workshops de dança: Africana; Árabe; Indiana; Afro-Brasileira; Contemporânea.
Em 2001, realiza o programa de intercâmbio Erasmus, por tres meses em Dartinton College of Arts- Inglaterra.
Também nesse ano efectua vários espectáculos com o grupo Gawazy, um deles na RTP, programa Praça da Alegria.
A partir de 2002, efectua várias viagens de pesquisa: Espanha; Grécia; Turquia; Marrocos e Israel com o propósito de aprofundar o seu estudo nas danças do Médio Oriente .

Em 2003, é seleccionada para realizar o curso 'Pesquisa e Criação Coreográfica 'do Forum Dança, tendo como orientadores Clara Andermat, Margarida Bettencourt, entre outros.
Colabora na formação do Grupo de Dança Africana- 'Semente', com quem realiza várias actuações, como por exemplo no Hard Club do Porto e outros trabalhos de animação, baseado no trabalho de Teatro de Rua e de Clown .

De 2002 a 2006, trabalha como professora de Dança Oriental, no Centro de Dança do Porto e no Yoga House (Club Premier). monitora de Cursos de Danca Oriental, no Ateneu de Lisboa e outras escolas em Aveiro, Coimbra, Viseu,etc.
.
Em 2004, após a conclusão do Bacherelato no ESMAE, foi-lhe concedido 1 ano de especialização em dança no Brasil, na Universidade de Dança da Bahia (UFBA).
Trabalha como professora de dança Oriental na fundaçao Cultural de Salvador,realizando espectáculo com seus alunos .

Em 2005, esteve dois meses na costa oeste Africana, Guiné Conakri e Senegal, aprofundando os seus estudos na Dança Tradicional Africana
De regresso a Portugal, participa nos Globos de Ouro da Sic, apresentando um trabalho de dança, no Coliseu de Lisboa.
Inicia uma colaboração com o grupo de música do mundo 'Terrae Ignota
como bailarina principal, realizando um tourné por Espanha (Barcelona); Portugal (Rivoli do Porto ); México (Cancun,Guadalajara).

Em 2006, apresentou alguns espectáculos de dança com música ao vivo, na Fnac do Porto, no Teatro do Campo Alegre, na Casa das Artes de Famalicão, no Contagiarte, no Lisboa Dakar, na Feira Medieval de Silves, etc. Também em Barcelona, em L'Espai e outros, com a formação 'Terra Ignota Gharana, com 'Anaidcram' (música/danca/performance) e com o grupo de danca 'As Zambra'

Em 2007, permanece seis meses no norte da India, estudando dança Clássica Kathak com o Guru Mata Prasad e mais aprofundamente, a dança Clássica Odissi com o Guru Padma Dehury .
Recebe convite de trabalho para actuar na China, em tourné novamente com o grupo 'Terrae Ignota Gharana', participando no Festival de Artes Fringe, em Macau e no festival Snow Montain, em Lijang, entre outros .

Em 2008, regressa de novo à India para dar continuidade ao seu estudo da dança Clássica Odissi por mais seis meses.
Em Portugal é selecionada para realizar o anuncio da pleno suyu,
Colabora em varios concertos do grupo Terrakota em Barcelona ,na MTV e no Teatro Sa da Bandeira.